segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[Tutoriais] [Illustrator] Princípios de Vetorização

Vetor, em ilustração, é o processo de desenhar um desenho que pode ser redimensionado e manipulado em alta resolução. Neste tutorial, vamos ver um pouco sobre esse processo de ilustração, muito útil para quem deseja trabalhar com imagens que foram feitas à mão. Inicialmente, vamos começar com um desenho, o desenho abaixo fiz à mão e escaneei para o computador, ele será a base do nosso projeto.


Agora iremos utilizar o programa Illustrator, abra a figura acima com o Illustrator. Com a figura aberta, dê dois cliques na camada Layer 1, e renomeie ela para BackGround, já que será o fundo base do nosso desenho.


Agora crie uma nova Layer, e renomeie para Cabeça_Interior onde vamos desenhar os rostos dos personagens. Nessa camada vamos começar a desenhar os olhos do Finn, para isso, crie duas ellipses sobre os olhos dele na cor preta. DICA: Para que uma ellipses fique totalmente arrendada segure a tecla Shift enquanto cria ela. Como podemos observar abaixo.



Agora vamos criar a boca completa, inicialmente selecione a ferramenta Pen, e começa a desenhar sobre o desenho. Essa ferramenta funciona da seguinte forma, você clica em um ponto, e para arredondar você clica e arrasta esse ponto. Observe as figuras que seguem.



Na imagem acima notamos que para fazer o desenho da boca, utilizei 6 pontos, e arrastei eles quando criei para fazer as curvas. Iremos utilizar o mesmo processo para desenhar os dentes e a língua, e após criados, alterar as cores deles.



DICA: Você pode trazer os elementos pra cima ou pra baixo, organizando a maneira como eles serão exibidos, se por acaso, a boca ficar acima dos dentes e da língua, utilize o menu abaixo para "descer" ela de nível.


Agora é sua vez, tente desenhar a face do Jake com as técnicas que foram ensinadas. Observe abaixo a quantidade de formas de utilizei. Para o olho e nariz você pode utilizar ellipses, pois agilizam o trabalho.


Vamos começar a desenvolver o corpo do Finn, em outra camada, crie uma nova, nomeando para Corpo_Finn, trave as demais camadas e deixe como está abaixo.


Utilizando as técnicas aprendidas desenho o corpo do Finn, primeiro desenhe a ellipse da cabeça, depois a toca, depois a camisa, o short, por fim as mãos e pés. Sempre ordenando os objetos desenhados para que eles fiquem corretamente posicionados conforme a figura abaixo.


Processa com o desenvolvimento, após finalizar a etapa anterior, crie uma nova camada Corpo_Jake, e desenho o corpo do Jake, sempre seguindo as formas do desenho em rascunho. Após finalizado, terá algo semelhante ao que se encontra abaixo, note que o Finn está acima do Jake.



Por enquanto deixaremos assim, vamos criar agora a ultima camada Mãos_Camada, para fazer as mãos do Finn que atravessam o Jake, e a mão do Jake que atravessa o Finn.


Quando concluir corretamente essa camada e os desenhos coloque a camada Corpo_Jake acima da Corpo_Finn, arrastando-a para cima, e o seu desenho será parecido com o abaixo.



Este tutorial foi para demonstrar as técnicas de ilustração em vetor, e princípios que podem ser utilizados, lembre-se que treinamento é tudo. Em breve, um vídeo tutorial será postado, indicando todo processo de criação de uma ilustração em vetor. Até breve mutchachos ;)

Um comentário:

  1. Pô, me ajudou pra caramba! Antes eu sabia vetorizar pelo Corel, mas perdi o meu e tô agora com o Illustrator e sofriiiiia com vetor na hora de fazer curvas, mas me deu um help legal!

    Valeu aí!

    ResponderExcluir